Por David Thomazone
Vou explicar sobre notas características de modos inseridas na pentatônica. Como já sabemos, a pentatônica mais usada é a menor, que é originada da escala menor natural (com a exclusão da 2M e da 6m). Então, temos os seguintes intervalos: T 3m 4J 5J e 7m. Em duas oitavas e a partir da corda 6, teremos o formato mais conhecido da pentatônica menor, que vamos chamar de Penta m7:
No modo dórico, temos como nota característica a 6M, então, vamos substituir a 7m pela 6M, toque-a e perceba a mudança na sonoridade:
Essa sonoridade “dórica” acaba ampliando as possibilidades em relação ao uso da pentatônica menor;
Agora vamos fazer outra alteração, como já sabemos, a nota característica do modo mixolídio é a 7m, e também que ele é um modo Maior. Então, vamos transformar a pentatônica menor em uma penta maior com a sonoridade característica do modo mixolídio. Para isso, basta subir um semitom na 3m da Penta m7:
Agora adicionem blue notes, 7M, etc, deixando a pentatônica mais “cromática” e mais dissonante, teste várias alterações nessas três opções de pentatônicas, espero que gostem do resultado.
Abraço!!!