Harmonia Modal - Parte I - Dórico


Harmonia Modal Parte I


Bom, vamos iniciar o estudo em harmonia modal. Modo significa a ordem em que os graus de uma escala se encontram. O objetivo desse estudo é encontrar novas sonoridades. Devemos saber que, diferente da harmonia tonal, não vamos depender das cadências e funções harmônicas (Dominantes, Subdominantes, etc). Mas teremos também uma forma de analisar a troca de acorde dentro de cada modo. Teremos três tipos de acordes dentro de um modo: Acorde
Tônica (T), Acorde Apoio (A) e Cadencial (C).

Acordes do Modo Dórico
O modo Dórico possui os seguintes intervalos: T 2M 3m 4J 5J 6M e 7m. Vamos pegar um exemplo em C maior, o modo dórico seria D E F G A B C D. Trata-se de um modo menor, pois possui a 3m...então, assim sendo, vamos comparar o D dórico com a escala menor natural de D. Qual é a diferença entre elas?

A diferença é que na escala menor natural temos a 6m(Bb) e no modo dórico temos a 6M(B). Isso significa que a 6M é a nota característica do modo dórico. Sendo assim, vamos analisar quais acordes do modo dórico possuem a 6M, lembrando que são os mesmos acordes do C.H. de C maior, porém, começando do segundo grau (acordes do gênero diminuto ficam de fora, pois eles tem como característica a tensão de um acorde dominante e pedirá a resolução na tônica do campo, que é C):
O primeiro acorde é chamado de Acorde Tônica, os acordes que possuem a 6M(nota característica) são chamados de Cadenciais, e o restante dos acordes são chamados de Acorde Apoio. Então temos como Tônica: Dm; Apoio: F, Am, C; e os Cadenciais: Em, G.
Agora faremos a mesma coisa, porém com tétrades:

Temos como Tônica: Dm7; Apoio: F7M, Am7; e os Cadenciais: Em7, G7, C7M.
Agora é só gravar os acordes e aplicar as escalas corretas, formatos do modo dórico são bem-vindos, além de pentatônicas, etc. Baixem esses exemplos de progressões nesse link http://www.4shared.com/file/IeOUtPpn/Modo_Drico_-_Progresses.html . Bons estudos!!!