Harmonia Modal - Modo Frígio



por David Thomazone (Professor de Guitarra)


Acordes do Modo Frígio
O modo frígio possui os seguintes intervalos: T 2m 3m 4J 5J 6m e 7m. Vamos pegar um exemplo em C maior, o modo frígio seria E F G A B C D E. É modo menor, então, vamos comparar o E Frígio com a escala menor natural de E. Qual é a diferença entre elas?
A diferença é que na escala menor natural temos a 2M(F#) e no modo frígio temos a 2m(F). Isso significa que a 2m é a nota característica do modo Frígio. Vamos analisar quais acordes do modo Frígio possuem a 2m, lembrando que são os mesmos acordes do C.H. de C maior, porém, começando do terceiro grau (acordes do gênero diminuto ficam de fora, pois eles tem como característica a tensão de um acorde dom
inante e pedirá a resolução na tônica do campo, que é C):
O primeiro acorde é chamado de Acorde Tônica, os acordes que possuem a 2m(nota característica) são chamados de Cadenciais, e o restante dos acordes são chamados de Acorde Apoio. Encontramos então o Em como Tônica, F e Dm como cadenciais, e G, Am e C como acordes de apoio. Vamos ver agora em tétrades:
A diferença fica por conta do G7, que possui F como sétima menor, portanto, será mais um cadencial.


David Thomazone é guitarrista profissional pela OMB/SP-CRESP, professor das escolas Escola Fórmula da Música, Escola de Artes Tradsom, IMD - Instituto Musical Dissonante, Transcritor no GT-Point Records e Guitar Battle, Produtor Musical do Ipromid Studio e GT-Point Studio.