Entrevista com Marc Maximus, Vocal do Lybrian







1)Como você vê a cena metal Nacional?
R; Infelizmente, hoje a cena metal aqui no Brasil é triste, na verdade, ate existe espaço para divulgações, existe quem queira ouvir seu trabalho, existe público para heavy metal, porém, se você deseja viver da musica por aqui, terá que tocar o que faz dinheiro, e como aqui no Brasil o dinheiro fala mais alto que tudo, nosso meio metal underground esta sendo comprometido...as chances de inovações são poucas por puro medo de se perder dinheiro, com isso novas bandas não aparecem, e ficam perpetuando bandas já consagradas, conheço inúmeras bandas de alta qualidade e criatividade que apenas fazem covers por merrecas de 300 pilas por show, para dividir entre 5 integrantes. E ainda quem consegue um pequeno espaço logo é tesourado por empresários que querem apenas ver o dinheiro!!! Esse absurdo ocorre em nosso pequeno meio metal dentro de nossa vasta cultura brasileira, que hoje é dominada por músicas que falam de bundas e de cornos...


2)O que você acha que é preciso ser feito para a cena melhorar?R: Mesmo o heavy metal no Brasil sendo pouco "agraciado" dentre toda a gama de estilos de musicas aqui no Brasil, o público é fiel e unido, e com certeza, expressivo, se não existisse o meio "mercenário", bandas com pouco capital teriam chances de aparecer. Se eu fosse rico, com certeza abriria uma puta casa de show que aceitaria bandas apenas que tocassem seus próprios trabalhos. E em minha opinião, a saída seria a união de metaleiros para criar eventos apenas para bandas com som próprio, sem burocracias... e acessível a todos. Com isso, novos trabalhos iriam aparecer, e teríamos algo novo e "nacional" que poderíamos nos orgulhar.



3)O que a Banda Lybrian tem de diferente das suas outras bandas, o que ela tem a acrescentar o cenário musical?
R: Somos autênticos, não copiamos ninguém, cada integrante tem sua identidade e aplica sua experiência na banda, sua bagagem é unida a de outros integrantes, a banda tem influências de vários estilos musicais diferentes dentre o universo metal, diferente de bandas que tem um idealizador e que todos integrantes devem submeter a proposta que em muitas vezes é quadrada e nem sempre esta aberta para opiniões. O Lybrian oferece um trabalho novo diferente do que estamos acostumados a ouvir por outros que já "inovaram" e se consagraram, porém, com o mesmo sangue quente!


4)Quais são suas principais influencias musicais nacionais?
R: Acho que todo mundo tem como espelho e referência o Angra e Sepultura, que foram as maiores bandas de metal que já surgiram por aqui, e realmente foram espetaculares e surpreendentes em seus trabalhos; gosto muito e com certeza contribuíram como influência, mas tratando-se de gosto pelas composições e criatividade fico com o Dark Avenger, que foi a maior influência que tive em minha formação tratando-se de bandas nacionais, o som pode ser menos complexo que Angra, mas com certeza é o metal que pega na veia, e é disso que eu gosto! É uma pena uma banda tão eficiente terminar sem o prestígio que eles mereciam.


5)Falando sobre as gravações, a banda está seguindo alguma temática?
R: Não, as músicas não seguem uma ordem ou um determinado assunto, o álbum não é conceitual. As músicas contam historias medievais, mas não seguem uma ordem propriamente dita. O David responde essa pergunta melhor do que eu.


6)Fale como está o andamento das gravações da demo, ela já tem nome? tem alguma temática?
R: Agora que conseguimos acertar alguns equipamentos de mixagem as gravações estão fluindo melhor e com resultados surpreendentes para nós, e com certeza nos motiva a cada nova trilha gravada. Ainda não definimos o nome da demo, e como temos muitas composições prontas, ainda não definimos quais entrarão no set desta demo, mas com certeza isso será estabelecido em breve.


7)O que o publico pode esperar deste Ep?
R: Velocidade, para quem curte Power metal, riffs e solos bem trabalhados para quem gosta de algo mais melódico e vocais agressivos para quem curte algo mais tradicional e até mesmo extremo. Estamos tentando trazer algo novo que traga renascença para fãs de várias hierarquias no meio do metal.


8)Como está sendo a química da banda em saber que você, o David, João e o Fábio já tocaram juntos no Eniggma?
R: Não poderia ser melhor, no caso do João, já trabalhei com ele no Opus Eclipse, e estava prestes a trabalhar com ele no Eniggma, porém, na época, o Eniggma estava um caldeirão que acabou explodindo, mas agora o João esta conosco no Lybrian, e creio que esta em casa fazendo o que gosta. Quanto ao David e Fabio, ja nos conhecemos bem trabalhando no Eniggma, e sabemos muito bem o que podemos esperar um do outro.


9)Como foi para você ter que assumir os vocais porque você era o baixista não era? e como é para você ver um outro cara fazendo aquilo que a principio era sua função?
R: Sim eu era o baixista. Para mim não tive problemas, já toquei em uma banda em que eu trocava de instrumentos conforme a necessidade, (risos) ora eu era apenas vocalista, ora tocava baixo, ou mesmo guitarra. Mas é claro que não teria condições nenhuma de assumir alguma guitarra no Lybrian nessa altura. A verdade é que eu já sentia dificuldade de tocar baixo e fazer os vocais no Lybrian simultaneamente, devido ao grau de dificuldade das músicas, depois com a saída da Léia que era a vocalista líder, as coisas ficaram ainda mais brabas para o meu lado. E para o pessoal, acho que foi mais fácil conseguir um novo baixista do que um novo vocalista. Agora sobre ver um outro cara fazendo minha ex-função é simples, lembrando que eu também era vocalista, para algum lado eu teria que ceder, mas acho interessante ver um outro baixista fazer o que eu faço, pois é outra visão, e com certeza há interatividade, conversamos sobre alguns grooves e técnicas diferentes, e com isso a banda só tem a ganhar e nunca a perder.




10)O que voce tem á dizer para os músicos que estão começando no heavy metal?
A mensagem é:
" Acredite no que você é capaz de fazer, seu dom é único, e não existe ninguém que o tenha exatamente como você o tem, sendo assim, terá a certeza de que terá seu espaço pois usando apenas sua criatividade, seu trabalho será inigualável."