Nesta aula vamos estudar um pouco sobre harmonia modal e composições. Atualmente podemos dizer que é muito difícil compor algo que jamais tenha sido criado antes. Muitas músicas da atualidade possuem progressões harmônicas repetitivas e muito comum. Como mudar isso?
Podemos trabalhar com a harmonia modal para dar um passeio por outras tonalidades durante a música. Veja abaixo a cifra e o backingtrack:
(Intro)
/G /F /G /F /
/G /F /Eb /F /
(Riff)
/Gm /
(Bridge)
/Eb /F /Gsus4 /G /
/Eb /F /Gsus4 /G /
/Asus4 /A /
(Chorus 1)
/Dm /Dm /C /C /
/G /G /Bb /C /
/Dm /Dm /G /G /
/Bb /C /Db /Eb /
/Fsus4 /F /
(Intro)
/G /F /G /F /
/G /F /Eb /F /
(Riff)
/Gm /
(Solo)
/G /G /G /G /
/G /G /G /G /
/Eb /Eb /G /G /
/Eb /Eb /G /G /
/F /F /G /G /
/F /F /G /G /
/F /F /G /G /
/F /F /G /G /
(Bridge)
/Eb /F /Gsus4 /G /
/Eb /F /Gsus4 /G /
/Asus4 /A /
(Chorus 2)
/Dm /Dm /C /C /
/G /G /Bb /C /
/Dm /Dm /G /G /
/Bb /C /Db /Eb /
/E /F# /G#sus4/G# /
(Chorus 3)
/C#m /C#m /B /B /
/F# /F# /A /B /
/C#m /C#m /F# /F# /
/A /B /C /D /
(Intro)
/G /F /G /F /
/G /F /Eb /F /
Na intro temos os acordes G e F que fazem parte da tonalidade de C maior. Isso permite ser uma progressão harmônica onde G Mixolídio é uma escala aplicável. Eb e F fazem parte do campo de Bb Maior, Eb Lídio é uma opção aplicável. Eb e F resolvem em Gm (riff após a intro, onde é aplicado o modo Eb Lídio) mas podemos contrariar a resolução com um G mixolídio (Gsus4, G7 ou G, etc) e isso ocorreu quando a intro é tocada pela segunda vez.
No pré-refrão (Bridge) temos uma situação parecida: Eb > F > Gsus4 > G, onde esses dois últimos acordes dão a possibilidade de um G mixolídio (após o Eb Lídio). Em seguida já aparece Asus4 > A entrando na tonalidade de D Maior possibilitando um A mixolídio subindo a música de tom. A resolução que poderia ser em D acaba acontencendo em Dm (campo de F maior, no refrão). Temos Dm e C que possibilitam D Eólio. Mas quando entra G podemos usar G mixolídio (em F maior seria Gm, por isso a mudança). No final do refrão (Chorus 1) temos Bb e C (F Maior, Bb Lídio) subindo 1 tom de meio na tonalidade Db e Eb (Ab Maior, Db Lídio) e contrariando a resolução que seria em Fm, temos Fsus4 F (F Mixolídio) que resolveria em Gm, mas em seguida retornamos para a Intro em G Mixolídio (G e F).
Seguindo em frente a música não muda muito até chegar o segundo refrão (chorus 2) onde temos Bb e C (F Maior, Bb Lídio) subindo 1 tom de meio na tonalidade Db e Eb (Ab Maior, Db Lídio). Subindo novamente 1 tom e meio temos os acordes E e F# (B Maior, E Lídio) e a resolução que seria em G#m é substituída por G#sus4 e G# (G#mixolídio) resolvendo em seguida no C#m, fazendo com que o refrão continue 1/2 tom abaixo.
O último refrão possui outras mudanças pelo modo lídio: A e B (E Maior, A Lídio) C e D (G Maior, C Lídio) e a resolução que seria em G Maior foi trocada por G Mixolídio voltando para a intro. Tudo mostra que a música foi pensada, elaborada e principalmente estudada cada passagem.
Isso tudo foi apenas um exemplo tirado de uma música da banda Sareptah. Espero ter ajudado, bons estudos, até a próxima.
Isso tudo foi apenas um exemplo tirado de uma música da banda Sareptah. Espero ter ajudado, bons estudos, até a próxima.
#harmoniamodal #modalharmony #tecnicasdecomposição #aulasdeguitarra #aulasdeguitarraporskype #guitarras #videoauladeguitarra #técnicaeteoria #harmoniaeimprovisação #guitarlesson #guitarclass #guitarmasterclass #guitarsolo #guitarimprovisation #guitarbackingtrack #guitarbackingtracks #homestudio #davidthomazone