Home Studio - parte 1 - Equipamento

Ola pessoal, neste post vou falar sobre um assunto que muitas pessoas tem me perguntando: Homestudio. Qual equipamento é necessário para montar um? Quais softwares eu preciso ter? Vou separar este tutorial por partes. Vamos começar pelo equipamento (próximo tutorial srá sobre softwares). Separe um espaço em sua casa ou um cômodo desocupado e mãos-á-obra:




Computador: ou um notebook. É o primeiro passo. A configuração mínima é processador Dual core 2.0 Ghz, 2GB de memória RAM e HD 160 GB. Recomendo processador core 2duo 3.0 Ghz, 4GB de RAM, e HD 250.










Interface de Audio: ou placa de som, pode ser interna (para desktops) ou externa (interface USB). Em um notebook é possível rodar softwares de audio muito pesados sem interface de audio, mas não é muito seguro. É importante ter uma interface exclusivamente de audio.





Mesa de som: Não é um item tao essencial, isso depende muito do objetivo de quem está montando o homestudio. Para quem vai gravar vocais é importante que tenha a função Phantom Power para o uso do microfone Condensador. Também pode ser usado um microfone dinâmico do tipo SM58 para um gravação menos profissional (caso o equipamento não possua a função Phantom Power)




Monitores de audio: ou caixas de som. Boas caixas são fundamentais na hora da mixagem e masterização. Um aparelho de som (daqueles mais antigos) com saída/entrada de audio RCA pode ser uma boa opção para quem está começando e não quer gastar muito.






Cabos RCA: São os cabos que geralmente são usados para ligar quase tudo (caixas com mesa, computador na mesa, etc) 













Microfone Condensador: É um item importante para uma gravação vocal mais equilibrada e profissional. Mas depende da função Phantom Power para ser usado.



Pop Filter: Uma espécie de filtro que tem como função bloquear parte do ar usado durante o canto, ou outros ruídos emitidos pela boca. Este item pode ser construído em casa facilmente.


 Vocal Booth: Para ser colocado por trás do microfone para reduzir os ruídos da sala de gravação. Este item pode ser construído em casa facilmente. 



Cabo XLR: Cabo necessário para ligar o Microfone na mesa de som (ou na interface de audio). É importante ser um cabo de boa qualidade para não haver interferência durante a gravação e evitar danos durante o uso do Phantom Power.   




Teclado: com saída MIDI, pode ser substituto da controladora MIDI.  


Controladora MIDI: para controlar os sons artificiais durante as gravações MIDI. 




Cabo MIDI: Para ligar o controlador MIDI ou o teclado na Interface de audio.



 Cabo P10: Para ligar a guitarra, baixo, ou microfones na mesa ou no amplificador.

Guitarra (ou violão): Caso não queira usar samples para as guitarras/violão em suas músicas.

Baixo: Caso não queira usar samples para as linhas de baixo em suas músicas, será necessário ter um.

Amplificador: Para quem não curte softwares como Guitar Rig ou Amplitube, é importante ter um para a guitarra ou baixo. É importante microfonar para gravar.

 Microfone: Para microfonar o amplificador.


Fones de Ouvido: Para gravar com o condensador é importante usar fones de boa qualidade e que não deixem vazar muito som (para não ser capturado pelo condensador).