Harmonia Modal - Integrando Modos de diferentes Campos

Olá pessoal!

Vamos á mais uma lição sobre o assunto harmonia modal. Vejam o video abaixo:



Este foi o backingtrack que eu usei, percebam que o video é bem explicativo em relação á troca de acordes e modos:

                                               Versão PT.BR                                              
  

English Version


Vamos tocar com o backingtrack? Mas primeiro vamos compreender a aplicação das escalas, veja a tabela abaixo das principais progressões harmônicas contidas na música:


Alguma dúvida sobre o assunto? Vejamos um exemplo, vamos analisar a primeira progressão harmônica: Temos D C Bb e G. G, D e C podemos reconhecer como acordes do Campo Harmônico de G Maior (G Am Bm C D Em F#°), Bb e C Encontramos no Campo de F Maior (F Gm Am Bb C Dm E°). Levando em consideração que D é o 5° grau do campo de G Maior, temos um D Mixolídio. Podemos manter a mesma escala sobre o C, pois é o mesmo campo (G Maior). No Bb usamos o Bb Lídio, pois é o 4° grau de F Maior. No G podemos usar o G Jônico, mas a sonoridade fica mais interessante se usarmos o G Mixolídio (Campo de C Maior).

Sobre o C, temos ele em comum em dois campos citados acima. Quando o assunto é o Campo Harmônico Maior, em uma Tríade Maior podemos usar Jônico, Lídio e Mixolídio. Em uma Tríade Menor podemos usar as escalas Dórico, Frígio e Eólio. Claro que precisamos ter um ouvido musicalmente correto para julgar em quais situações tais modos são bem-vindos.

As opções de modos em cada progressão harmônica foi a forma que eu achei mais simplificada de passar este tipo de estudo, recomendo após improvisarem da forma que o video descreve tentarem outros modos, pentatônicas, Arpejos, etc. Por enquanto é isso, até a próxima aula.