Como um guitarrista deve se comportar ao entrar para uma banda


Ola galera tudo bem?

Hoje vamos falar de um assunto muito importante não apenas para um guitarrista mas para qualquer músico: como se comportar ao entrar em uma banda que está começando. A grande diferença entre o músico e o amador é que o músico faz seu trabalho, enquanto o amador apenas promete. Quando um guitarrista entra em uma banda que está começando tem que estar ciente de que pode dar certo ou não. Aqui estão 5 dicas seja para guitarristas de banda de som próprio ou covers:

1) Nem todas bandas no começo de carreira tem equipamentos de primeira, dinheiro pra bancar gravações de estúdio, etc. Mas se a proposta for "trabalho sério", encare como trabalho sério independente das condições de trabalho oferecidas. Todos tem que estar no mesmo barco, remar para mesmo sentido, a força pro lado contrário é desnecessário e pode afundar a banda. Se você acha que o projeto "não tem futuro" nem entre, pois pode não ter mesmo e você perder seu tempo ou pode ser o contrário: Você ser o único a não acreditar e atrapalhar o trabalho da banda. Evite também fazer comentários e comparações com bandas grandes, desvalorizando o trabalho da banda ao qual você está entrando, isso é algo extremamente desagradável.

2) Não falte ou atrase em ensaios, lembre-se que bandas pagam estúdio pra ensaio, evite o desperdício, e sempre pague sua parte, se não puder pagar avise antes do ensaio para que a banda decida o que fazer. Caso a banda tenha seu próprio estúdio aproveite o tempo, cuidado para não virar bagunça e o ensaio ser deixado de lado.

3) Antes de ir para o ensaio, aprenda todas as músicas que vão ser tocadas, leve a sério, e seja sincero sempre, caso não tenha conseguido tirar algo, peça ajuda ou tablaturas (ou partituras), ou avise com antecedência que você não vai conseguir tirar todas as músicas pro ensaio. Fazendo isso, você faz com que os outros integrantes se dediquem nas músicas que realmente vão ser tocadas. NUNCA deixe de tirar uma música porque que você não gosta. Muitas músicas que são colocadas no set list de uma banda são escolhidas porque os fãs curtem ou porque alguém da banda curte, respeite sempre o gosto e a opinião dos outros. Se você tem uma banda cover mas não gosta da música X e não tirar ela, pode ter certeza que no palco a banda vai ser prejudicada, ou você vai passar vergonha.
Jamais vá para o ensaio sem saber as músicas pensando em pegar na hora. Por mais que você tenha um ouvido bom, vai atrasar a vida dos outros, e consequentemente, da banda. Torna-se perda de tempo ensaiar nessas condições. Uma alternativa muito usada é ir pro ensaio sem saber as músicas e improvisar o tempo todo, mas devemos lembrar que muitos fãs preferem as músicas o mais próximo da gravação de estúdio. Sem contar que podem ocorrer conflitos entre as notas tocadas pelos guitarristas.

4) Sempre acredite no potencial das pessoas, se você acha que os integrantes de sua banda não tem talento você deve seguir seu caminho sem eles. É melhor do que insistir em tocar com pessoas que você não admira musicalmente, uma boa dica é seguir carreira solo. Respeite sempre as limitações de cada um, nunca desvalorize o trabalho de alguém, cobrar mais não é desvalorizar o músico, e sim dizer a ele que ele tem potencial para fazer melhor do que tem feito. Músico de verdade não fica chateado ao ser cobrado, muito pelo contrário, encara como um novo desafio. Evite fazer comparações para desprezar o talento de alguém, cada um tem seu talento e sua técnica e merece ser respeitado.

5) É legal ter amigos tocando com você, mas não espere seus amigos aprenderem a tocar para
formar uma banda com eles, busque pessoas que queiram chegar onde você quer chegar e conquiste aos poucos a amizade de cada um deles.