Empréstimo Modal - bVII



Fala galera, tudo bem?
O assunto dessa aula é empréstimo modal. Vou mostrar uma opção interessante e muita usada. Primeiro, assista o video abaixo, fique atento á harmonia e tente sentir a mudança que ocorre no terceiro acorde da progressão harmônica:



Vamos analisar a progressão harmônica: D  A  C  G.
No Campo Harmônico de Ré Maior temos: 
D  Em  F#m  G  A  Bm  C#°  
O acorde C não foi encontrado nessa tonalidade, harmonicamente falando, o C é um bVII, um acorde de empréstimo modal, substituindo o C#°, dando mais vida á tonalidade quando usado. Esse acorde está presente em inúmeras músicas dos mais variados estilos musicais. Mas, o que fazer durante este acorde? Qual escala usar? Primeiro temos que pesquisar a origem dele, como trata se de uma tríade, fica menos evidente qual escala usar. Uma possibilidade é usar o C Jônico (Campo Harmônico Maior de C). Outra idéia é usar o C mixolídio (Campo Harmônico Maior de F). Porém, é mais utilizado o C Lídio, ele é o IV grau do Campo Harmônico Maior de G, campo 4°Justa acima da tonalidade inicial (D) ou melhor, 2 tons e meio acima. Se estamos considerando o C como Lídio, isso significa que podemos usar qualquer escala que caia bem no Campo Harmônico de G maior. Caso não conheça muitos formatos, faça um teste com as escalas abaixo: 
D Jônico (Escala de Ré Maior, aplicável nos acordes D, A e G)

C Lídio (Opção para o Acorde C que surgiu no exemplo, é aplicável também no D e G

Tente improvisar sobre o backingtrack abaixo:
Não se limite apenas á usar esses formatos, aplique outras variações de escalas, faça bom uso das pentatônicas, não se esqueçam dos arpejos, mas tudo sempre respeitando a tonalidade, muita atenção aos acidentes de cada formato. Não é obrigatório fazer tudo exatamente como está aqui escrito, são apenas idéias e há muitas opções. 
Caso esteja complicado de entender vamos pensar em Dó Maior: O Campo possui os acordes: C Dm Em F G Am e B°. O acorde emprestado seria o Bb. Ele está sobre o campo 2 tons e meio acima da tonalidade de C (ou melho, F). Uma boa opção é usaro Bb Lídio, ok?
Abraço, até a próxima e bons estudos!