Como faço para me tornar um grande guitarrista?


Como faço para me tornar um grande guitarrista?

É fundamental fazer aulas para qualquer pessoa que queira evoluir na música.
Existem uma série de fatores que são essenciais, mas a mais importante de todas é: HUMILDADE. Esse item é essencial para a formação de um grande músico. Ao entrar num curso de guitarra ou em uma aula, acima de qualquer coisa, é preciso ter respeito pelo professor/instrutor. Primeiramente, para o professor desenvolver um bom trabalho, é necessário que o aluno tenha interesse em aprender. É super importante estudar em casa para ter o que apresentar na próxima aula e ter continuidade a matéria. Não deixe as dúvidas em casa, anote-as e leve-as pra aula. Se um dia você perguntar algo que o professor não souber
responder, não se assuste, a música como matéria de estudo é quase que infinita, e você aprenderá que existem professores diferentes com conteúdos e metodologia diferentes.

Temos que ter a consciência de que nunca vamos aprender tudo, e precisamos das pessoas. Mesmo que você toque mais que seu professor (isso é raro de acontecer em uma aula de música, mas é possível), lembre-se que ele pode ter algo a te ensinar que você não sabe. E mesmo que o aluno supere o mestre, um dia ainda pode acontecer de vocês trocarem materiais, livros, cds, ou tocarem juntos, então a humildade vai conservar a amizade.

Outra situação que ocorre muito: Eu curto rock, meu professor é especialista em bossa nova e não toca rock. Eu curto Jazz mas meu professor é Sertanejo. Eu curto Gospel mas meu professor é Metaleiro. Eu curto Rock mas meu professor é Gospel. O que fazer nesse tipo de situação? Reclamar com o dono da escola? Falar mal dele na internet? Ir na primeira aula e nunca mais aparecer? Não, esse não é o tipo de coisa que alguém que tem futuro na música faça. Humildade. Não perca aula, pois esse é o cara que vai te ensinar algo que um dia você vai precisar usar. É com ele que você vai aprender coisas que talvez você nunca vai querer tocar, mas em alguma situação vai te livrar de um grande problema. Pode acontecer de aparecer uma banda que pague muito bem e contratar porque você conhece o estilo, ou então você ter alunos futuramente que gostem. Ou quem sabe você não usa dessa nova influencia no seu estilo de música preferido e se torna um destaque na música nacional ou mundial? Não estou dizendo que você está errado e deve procurar pessoas pra te ensinar que não gostam do mesmo que você, mas que ter a mente aberta para estilos musicais é importante, não ter preconceito com culturas diferentes é fundamental na formação de um músico.

Agora vamos inverter os papéis, sabe qual é uma das melhores e mais desafiadoras fases do estudo? É quando você ensina. Quando você é o professor é quando você mais aprende, pois é assim que você consegue decorar matérias que não conseguia decorar, assim que você é desafiado a pegar músicas de ouvido que nem você imaginava que era capaz de tirar, é quando você não quer errar e erra, e admite que errou e estuda pra errar menos, é quando você tem que escrever músicas para seus alunos em partitura ou tablatura, e é ensinando que você começa a perceber a importância da humildade quando você está em uma aula, seja de música ou de qualquer outro assunto.

A humildade é tao importante que se você não tiver ela no seu dia-a-dia as pessoas vão ter medo de te ensinar algo pensando que você sabe de tudo, ou simplesmente que você se considera melhor que os outros. Com isso você corre o risco de deixar de conhecer muitas novidades que as pessoas tinham pra te contar.

Agradeço ao pessoal que acompanham este blog, muito obrigado, fiquem com Deus e até a próxima!