Escalas Maiores - Parte 1 (Ciclos)


por David Thomazone (Professor de Guitarra)


Escalas Maiores

Escala é uma sucessão ascendente ou descendente de notas em graus separados por semitons e tons. Uma das formas mais práticas de estudar as tonalidades maiores é através do ciclo de quintas e quartas.

Ciclo de Quintas



Note que a primeira escala (C maior) não possui nenhum acidente. Pegue um papel e faça o seguinte, comece pela escala de C, e ao terminar, encontre a 5º nota dessa escala (G), pois ela será a próxima Escala. Então é só copiar a nova escala e adicionar um sustenido na 7º nota (F). Resultado: G A B C D E F#. Faça isso novamente, não se esqueça de manter os sustenidos das escalas anteriores. O Mi# representa a nota Fa e o Si# representa a nota Do, isso será melhor explicado futuramente.



Ciclo de Quartas


Faça a mesma coisa, comece pela escala de C Maior, copie, pegue a 4º (F) e escreva abaixo, e adicione um bemol na quarta da nova escala (Bb). Repita o processo e não se esqueça de manter os bemóis das escalas anteriores.


              Quanto á parte prática, encontre a escala desejada através da tônica, na corda 5 ou 6:



      Formatos Maiores

          Escolha uma Tônica na corda 5 ou 6 e comece a digitar a escala como nos formatos abaixo:



            Muitos guitarristas digitam as escalas casas pra frente, casas pra trás e assim vão encontrando todos os tons, sem se preocupar quais notas estão tocando. Lembre-se que é essencial conhecer bem as notas que fazem parte de cada escala, vale a pena estudar um pouco mais pois na hora de estudar transposição (mudança de tonalidade, muito usada para aumentar ou abaixar tons de acordo com a voz de quem vai cantar determinada música), harmonia funcional (estudo que detalha as possibilidades harmônicas das tonalidades, facilitando a vida dos compositores ou arranjadores) ou simplesmente para aprender a ler partitura.

Esse assunto e muito mais você encontra no Método de Harmonia - Módulo 1: CLIQUE AQUI


David Thomazone é guitarrista profissional pela OMB/SP-CRESP, professor das escolas: Escola Fórmula da Música, Escola de Artes Tradsom, IMD - Instituto Musical Dissonante, Transcritor no GT-Point Records e Guitar Battle, Produtor Musical do Ipromid Studio e GT-Point Studio.