Escala Menor Harmônica I


por David Thomazone (Professor de Guitarra)Nessa aula estarei falando sobre a Escala Menor Harmônica. Primeiramente vou falar sobre a importância dela existir. Vamos pensar na Escala Maior de C, temos como 7M a nota B. Essa nota é chamada de "sensível" e ela forma um trítono (intervalo de 3 tons) com a 4J (F). Com esse trítono temos o acorde do V grau que é um acorde de função dominante: G7, que possui as notas G B D F (qualquer dúvida, veja meu post sobre acordes do c.h. maior e suas funções):
Se estivéssemos no Campo Harmônico Menor, o V grau seria um acorde menor com sétima: Gm7, que possui as notas G Bb D F. Confira abaixo:

A ausência do trítono entre a 4J e 7M da tonalidade faz com que o V grau não seja um acorde dominante, portanto, a cadência V > I não possui o mesmo efeito no Campo Harmônico Menor Natural. Para resolver esse "problema", podemos subir meio-tom na 7m, e assim teremos B (7M) na Escala de C menor, consequentemente o acorde Gm7 passará a ser G7 devido sua terça ter subido meio-tom. E assim, temos a Escala Menor Harmônica e um V7 no Campo Harmônico Menor.Bom, agora chega de teoria e vamos ver como isso fica na pratica. Abaixo veja os formatos:
A progressão é a seguinte: Cm Ab Bb GTudo está dentro do C.h. menor natural, mas o G não, durante esse acorde será tocada a escala C menor harmônica. Durante os acordes Cm, Ab e Bb você pode tocar a escala menor natural. Veja os formatos das duas escalas abaixo:Veja esse exemplo:Agora use as escalas e formatos que você conhece e tente improvisar sobre o backingtrack abaixo. Um abraço e bons estudos.










Photobucket




David Thomazone é guitarrista profissional pela OMB/SP-CRESP, professor das escolas Escola Fórmula da Música, Escola de Artes Tradsom, IMD - Instituto Musical Dissonante, Transcritor no GT-Point Records e Guitar Battle, Produtor Musical do Ipromid Studio e GT-Point Studio.