Postura adequada para cada situação




por David Thomazone (Professor de Guitarra)



Vou falar sobre um assunto muito importante e que grande parte das pessoas não dão muita atenção, que é a postura das duas mãos. Para ter uma palhetada segura e boa execução nas frases é importante evitar usar força, e pra cada situação pode surgir uma postura diferente. 

Veja na foto abaixo, a mão direita está posicionada de forma que a palheta fique entre o captador de braço e o do meio. Repare também que, o dedo mínimo está apoiado na guitarra. Para solos e alguns riffs mais rápidos, é super importante esse dedo de apoio (tem muitos guitarristas que não apoiam o dedo, mas é bom pra quem está começando ter mais controle da palhetada):



A mão esquerda pode variar de postura de acordo com a situação. Vamos pegar como exemplo, um solo que seja tocado na pentatônica com muitos bends. Nesse 
caso, o polegar deverá ficar em cima do braço, 



Isso vai facilitar na hora de fazer os bends, pois a força usada não pode vir apenas dos dedos, principalmente em caso de vibratos, é importante vibrar a mão junto.



Vamos ver outra situação, conhece aqueles exercícios de iniciação, que começamos na corda 6 e vamos descendo tocando uma sequência igual de casas em todas as cordas? Vamos fazer isso com as casas 1 3 e 5. Que dedos usar? Onde fica o polegar? Os dedos não alcançam? O segredo é praticar alongamentos porque no começo os dedos não alcançam mesmo, mas além disso, o posicionamento do polegar é fundamental. Veja abaixo:



Quanto aos dedos, na casa 1 use o indicador, casa 3 use o médio, e o mínimo na casa 5:






No exemplo abaixo, o indicador vai na casa 1, o médio na 2 e o mínimo na 4.



No próximo exemplo, indicador na casa 1, anelar na casa 3 e mínimo na casa 4:



Quando o assunto são power chords (Bicordes) também tem uma postura ideal. Veja abaixo, um power chord a partir da corda 5 com o indicador (ele deve ficar deitado sobre as cordas pra caso você erre a palhetada, elas estejam abafadas e não saia o som). o dedo médio é usado para abafar a corda 6 caso você palhete ela sem querer:



Aqui é o mesmo esquema, só a partir da corda 6, o dedo médio não é usado:



Palm Mute: Para fazer bases pesadas, você deve abafar as cordas com a mão direita bem próximo á ponte como na figura abaixo:




Essa é a técnica de Palm Mute. Também é importante lembrar que possivelmente durante as bases você tenha que desabafar as cordas. Veja abaixo a postura quando se está palhetando usando Palm Mute:



Quando for tocar acordes maiores ou menores, a postura muda um pouco na mão esquerda, você deve ter cuidado para que o dedo que está em uma corda não encoste na outra: 



Tapping: Primeiramente, vamos ter cuidado com uma coisa, ao fazer o Tapping deve-se abafar todas as cordas anteriores para que não saia nenhum ruído. No exemplo abaixo, o Tapping é feito com o dedo médio da mão direita:



Para quem gosta de usar o dedo indicador pra fazer Tapping, é possível guardar a palheta no dedo médio, veja abaixo:



Há pessoas que usam arpejos, que palhetam e ao mesmo tempo fazem tapping, é possível segurar a palheta entre os dedos médio e polegar e fazer o tapping com o dedo indicador:



Para quem usa mais de um dedo pra fazer tapping, é só deslizar a palheta com o polegar sobre o dedo indicador até que todos dedos fiquem livres:







David Thomazone é guitarrista profissional pela OMB/SP-CRESP, professor das escolas Escola Fórmula da Música, Escola de Artes Tradsom, IMD - Instituto Musical Dissonante, Transcritor no GT-Point Records e Guitar Battle, Produtor Musical do Ipromid Studio e GT-Point Studio.