Pedaleira caseira para Guitar Rig: Dicas de como fazer.


por David Thomazone (Professor de Guitarra)


No mês passado eu postei no meu blog um video mostrando uma pedaleira que fiz para usar com o guitar rig. Agora vou explicar como fazer uma pedaleira caseira como aquela do video.

Antes de qualquer coisa primeiro vamos configurar o programa para que a pedaleira possa ser usada, primeiro devemos selecionar as teclas que serão usadas para cada função. Vá em options, e clique em Controller:



Voce verá várias opções que são da Controladora do guitar rig, evite usar o RK pedal e o RK Kick Down pedal por enquanto, primeiro confirure o RK Switch 1, embaixo do nome, tem escrito "not assigned", clique e escolha uma função, as funções se dividem em Global e Sound, Global para recursos como troca de Patche,troca de banco, tape deck, metronomo, etc, já a opção "Sound" é para alterar, ligar e desligar efeitos configurados no patche. Escolha Global>Sound selection>previous, configure uma tecla apertando "Learn", após isso, essa opção fará com que volte 1 patche cada vez que essa tecla for apertada. Escolha outro RK switch e configure Global>Sound Selection>Next, essa opção permite que voce troque para o próximo patche. Configure quantos RK switch voce quiser. Em cada um deles, clique em learn e digite a tecla responsavel por cada função.







Pronto, agora vamos construir a pedaleira. Faça os pisadores, tem inúmeras formas de fazer, eu usei aquelas caixas de memory cards de playstation pra fazer, usei fita isolante e prendi a tecla, e no meio prendi um pedaço de espuma para amortecer cada pisada. Quem tiver outras opções de material pra usar, é importante que seja algo resistente.



    Agora, pegue um teclado USB, retire todas as teclas.só não esqueça onde eram as teclas que foram configuradas cada função, é fundamental antes de seguir ao próximo passo testar se todas funções estão funcionando.



           Agora vamos fazer a parte de fora da pedaleira, pegue um plastico do tamanho do teclado, pode ser a parte de baixo de outro teclado, faça buracos nas regiões onde estariam as teclas que foram configuradas, não esqueça de fazer um pouco mais que a tecla, para cortar os buracos, use uma faca velha, esquente no fogo e corte.



Agora faça buracos no teclado para os parafusos, use um ferro bem fino e quente também, faça os buracos no mesmo lugar só que no outro plastico que usamos, o buraco tem que ser menor que o parafuso, parafuse com força que ele encaixa.



Quanto á estética da pedaleira, isso vai da criatividade de cada um,
essa pedaleira que eu fiz não é a mesma do video que postei no mês passado, mas foi feita da mesma forma, o material usado também pode ser outro, o importante é ser um teclado usb, o resto não precisa ser igual. Encaixe os pisadores, é possível colocar quantos quiser na pedaleira. Agora é só ligar no notebook (se tiver uma placa de som USB Externa, melhor ainda), não esqueça do Asio 4all. 








David Thomazone é guitarrista profissional pela OMB/SP-CRESP, professor das escolas Escola Fórmula da Música, Escola de Artes Tradsom, IMD - Instituto Musical Dissonante, Transcritor no GT-Point Records e Guitar Battle, Produtor Musical do Ipromid Studio e GT-Point Studio.