Audacity: alterar a tonalidade e o tempo de uma música

Muitos guitarristas sempre tiveram problemas pra tirar sons de bandas que usam afinação em Eb (meio-tom abaixo da afinação padrão), porém, nos dias de hoje isso já não é mais um desafio tão complicado. Com alguns softwares de audio, é possível mudar a tonalidade da música (subir meio-tom) em vez de mudar a afinação da guitarra. Muitos alunos de guitarra acabam ficando com medo de usar guitarra com floyd rose justamente por esse problema com a afinação, e isso pode ser resolvido da seguinte forma: vá em downloads e baixe o programa "audacity", é um software simples de gravação, bom pra quem nunca teve contato com programas de audio.



Alterando Tonalidade

Após instalar e abrir o programa, vá em Arquivo, Abrir e escolha uma música que voce queira tirar que esteja em Eb (Fig. 01). No exemplo, peguei a música do Guns n' Roses, Paradise City, pois é um exemplo que todo mundo conhece, clique na trilha e selecione-a inteira (Fig. 02). Depois vá em efeitos, alterar Pitch (Fig. 03) assim abrirá uma janelinha (Fig. 04), na caixa onde está escrito semitons (meio-passos), coloque 1,00 e dê um OK. Pronto, a música mudou de tonalidade!!!



Alterando Tempo

Quem está iniciando na guitarra ou em qualquer instrumento, muitas vezes tem dificuldade para tocar uma música de andamento um pouco rápido, então vamos simplificar as coisas, selecione a trilha inteira como fizemos no exemplo acima, vá em efeitos, alterar tempo (Fig. 05, não vá em alterar velocidade, pois ele muda também a tonalidade da música como se o disco estivesse acelerado). Abriu uma janelinha (Fig. 06), nela há uma opção "Batidas por minuto (BPM)" digite um número aproximado á velocidade que a música pareça ter e em seguida na próxima caixa digite um número que indique um andamento mais lento, e dê um OK. Ficou mais lento? Ainda está rápido? Aperte Ctrl + Z (desfazer, importante fazer isso, caso não fique no tempo que você queira) e faça tudo novamente, só que coloque um andamento mais lento na segunda caixa.